Colorindo o Mundo de Preto-e-Branco (só preto, por preguiça mesmo)

05/08/2017

adoro quando eu manjo
do gif ¬u¬
Oi, galerão ç~ç Estou cumprindo com meu compromisso de postar com frequência, não quero abandonar este localzinho pimposo. O meu nescau tá esfriando e quero dizer antecipadamente que segunda feira eu tô indo pegar trem para ir pra faculdade as 4 horas da manhã e ainda ter que resolver a questão das passagens de ônibus e metrô SOZINHA ;-; Aí você vê: a menina toda sociável sqn resolvendo porra de documentação... ano eu nem sei falar com minha mãe, imagina chegar lá na mulher da universidade na maior cara de quem tá com diarreia. Fui dormir 2hs da manhã por conta do bendito gato que chamo de filho que esta noite acordou virado no cão e resolveu brincar bem na hora do meu sono de beleza, e logo depois acordar umas 5 da manhã (terça) para sair a procura desta universidade que ficava virando a esquerda do fim do mundo. Enfim... Estou um caco, literalmente! Relevando esta coisa maravilhosa chamada vida, eu tenho feito coisas bem desinteressantes como por exemplo o nada. Acho que disse num port passado aê que eu estaria a trocar de layout para um pouco mais pimposão, mas adivinha? A Nigo aqui decidiu deixar de lado a praga do html por sem querer errar um simples código do demonho que estragou o layout por completo. E como sou um poço de paciência, tomei a decisão de desisti (bem orgulho de mim, otimismo acima de tudo). Mas então, gostara do lay? Ao lado esquerdo, há a patinha "projeto'' que você pode mover e ao abrir a pop-up, ela fecha e move também. Legal neh? ^^ Chegando bem na preliminar da minha criatividade, estou aqui para representar um pouco da psicóloga das cores que tem sido de grande interesse meu.

Este post é dedicado a estrela do meu dia (www). Uma de suas cores favoritas ganhou espaço nesse desemaranhar de purpurina ♥


Tô viciada nesta música ;-;

O post vai ser breve (provavelmente) não quero estressar ninguém com minha encheção de linguiça '-' De modo geral, neste post falarei sobre a influência do  preto e branco (corriqueiramente cinza e prata). As fontes são um prolongado estudo meu como passatempo para escrever a Fanfic de Colors. Deixei-me levar pela combinação de cores que é comum entre o favoritismo das pessoas.

- - - - - - - ••| ⊱✿⊰ |•• - - - - - - -

Começo a falar do Preto: cor do poder, violência e morte. Mas não assuste-se pela sua descrição espantosa que põe medo até na loira do banheiro. Ela está na colocação 4ª de cores mais apreciadas pelas pessoas, logo atrás do vermelho (12%). Ao todo é reconhecido 50 tons de preto no mundo, relevando o fato de que alguns tons serem inteiramente confundidos com outros. Como não é comum vermos alguém falar: "Aquele carro é preto-ardósia"; achamos até estranho, pois estamos acostumados a ouvir somente "Preto". Em nossas cabeças, o Preto é uma cor única, pois, não existe "Preto Claro", assim estaríamos falando de cinza ou prata. E muito menos "preto escuro", pois o Preto já é escuro :P

Venho estragar a felicidade de vocês, pois, SIM, existem 50 tons de preto. eu não serei louca de descrever tantos nomes aqui, até porque seria perda de tempo;

┏━━━━━━━━━━━━━┓ 
Preto é uma cor?
┗━━━━━━━━━━━━━┛

Esta é a duvida que persegue a maioria das pessoas: Preto é uma cor mesmo? Nas obras de Eva Heller (a quem me inspirei), as pessoas têm a insistir que Preto não é uma cor, mas não sabem dizer o motivo. Porém a partir do momento em que você vê o preto e a assemelha a algum significado (como o caso do luto, por exemplo), está mais que provado que preto é sim uma cor.

Infelizmente o impressionismo não reconheceu o preto como uma cor pelo simples "raciocínio": Assim como a junção de todas as cores do arco-íris se dá o Branco, o Preto seria a ausência delas. Então Preto seria uma não-cor. ─ Mas sabemos que a ausência de cores é sinônimo de ausência de luz. Se não há luz, não há cor.
Resultado de imagem para preto tumblr
"Ah, mas Nigo, quando não há luz, eu vejo tudo preto". ERRADO!

Tente fechar os olhos; nada comprova que o quê você vê é exatamente preto, simplesmente não é preto. Quando fechamos os olhos, é difícil dizer que a cor vemos, pois simplesmente não vemos nada! Compare o que você "vê" ao fechar os olhos > com a cor preta que você vê com olhos aberto..... É O MESMO PRETO? É UM MARROM MASCAVO? UM ROSA, UM AMARELO? NÃO!! ─ Por isso, preto não seria a ausência de cores, pois, a ausência delas não é compreensível, é inexistente, é irrefutável. Mas ainda quem se diz que o preto ainda mais profundo é aquele que está obtido pela ausência absoluta da luz. Ainda que eu não creia nesta hipótese.

┏━━━━━━━━━━━━━┓
Rainha das Cores
Amada pelos Jovens
Odiada pelos Velhos
┗━━━━━━━━━━━━━┛


A teoria de que Preto era uma Não-cor foi indiscutível até Auguste Renoir ser contestado dessa afirmação do impressionismo sobre a cor, retomou sua justificativa a dizer que o preto certamente era a rainha das cores. Renoir citava que sempre abominou o azul (e uma tonalidade dela) para fazer a finalidade de suas obras. E após fazer várias misturas intermináveis de cores, sempre acabava retornando ao preto. Era inegável à ele que o preto era sim uma cor, e mais que isso, a dominante.

De acordo com porcentagens, o preto é a cor mais a amada entre 10% homens e mulheres. Assim encontramos o termo: "quanto mais jovem, maior sua preferencia". Representativamente, o preto se torna adorada pelos mais novos, pois simboliza algo da tendência e elegância (não vou me aprofundar muito, pois quero que o post seja breve), algo oculto, algo impetuoso, algo na moda. A visão juvenil não é tão ampla assim comparado ao pensamento dos mais velhos a ele.

Para eles, o preto lhes afirma que estão perto da morte (falo mesmo na cara). Uma cor que podem os deixar cabisbaixo, sem ânimo, sem vida; propõe a proximidade com o fim. ─ Branco e Preto estão vagamente socializados a linhagem da vida: Branco o começo, Preto o fim.

Simples assim :)

┏━━━━━━━━━━━━━┓
Não se engane, não rotule.
┗━━━━━━━━━━━━━┛

Pressupõe-se que a cor Preta transparece dor e reveste trajes de luto, pois em culturas como o ismaelismo, o luto é lidado pelos seus praticantes jogando cinzas sobre a cabeça (evidentemente as cinzas do falecido?!). Levando para o lado literário, Cinza parcialmente é a junção de preto e branco. Como disse antes, Branco o começo, Preto o fim. O Cinza, então, simboliza a jornada de vida do falecido, tanto seu inicio, quanto seu fim.

Resultado de imagem para tumblr blackEm outros aspectos, é comum dizer que na simbologia cromática cristã, a sequencia do preto, cinza e branco é diferente. Preto é a tristeza pela morte; Cinza o juízo final; Branco a ressurreição. Ou seja, a cor Preta NÃO é a cor da morte na simbologia cromática cristã, e sim o Branco. Nós que ficamos na terra sofrendo a partida, nos vestimos de preto para demonstrar nossa tristeza à quem está indo. Quem está indo, se reveste por branco, pois logo estarão a se ressuscitar.

Em muitas culturas o branco é também a cor do luto, desmentindo todos os casos que apelavam a favor dessa cor. No Antigo Egito, por exemplo, a cor do luto era o amarelo, pois exprime a "Luz Eterna" do falecido: "Mesmo partindo, ele estaria eternamente registrado nas lembranças de quem fica". Para estes povos, o Preto é simbolo de Fertilidade, veja só que contradição à nossa cultura. Bem diferente, não mesmo?!

E aqueles que determinam as regras sociais também têm o poder de alterá- las: rainhas de séculos passados trajavam branco para o luto, para se diferenciarem dos enlutados comuns. A rainha Vitória trajava violeta, a antiga cor dos soberanos. O príncipe Charles, no enterro da princesa Diana, foi o único a trajar um terno azul – por quê, continua sendo seu segredo. (fontes da obra de Eva Heller)
┏━━━━━━━━━━━━━┓
Amor e Ódio
Egoísmo e Culpa
┗━━━━━━━━━━━━━┛


Resultado de imagem
muito emo gótico
Concluímos aqui que, o preto está aberto para suas interpretações. Em culturas, religiões e seu respectivos sub significados, há um forma de ser esclarecida. O preto é aquele seu amigo antagônico que faz de tudo para discordar de você. O preto transforma todos  os significados positivos de todas as outras cores em negativo. Como já diz seu conceito "reversão de todos os valores", esta cor faz de tudo para estragar o clima 😃 Por exemplo: Vermelho-amarelo são as cores da alegria de viver. Mas acrescentarmos o preto, se torna o egoísmo. O ódio premeditado é a junção do preto com o amarelo, que se torna o acorde mais perigoso que existe. No grego a cromaticidade destas cores traziam melancolia juntamente do egoísmo, e acreditavam que as pessoas melancólicas tinham o sangue preto.

Agora a coisinha bonitinha pra amiguinha dos signos: Preto também simboliza perfeitamente aspectos zodiacais dos signos ⊂•⊃_⊂•⊃ (de acordo com meus estudos, o roxo e preto tem um conceito profundamente encapetado, mas como sou muito sensível a isso, prefiro não falar sobre) ─ digamos que nesta onda, ambas a cores (preto e roxo) sejam a magia. Mas apesar das capirotagem toda aí da ausência de Deus no coração, magia não quer dizer necessariamente sombras, as macumba ruim e pah!~ Mas sim, forças ocultas da natureza (que não é sinônimo de mal) ─ O preto se associa a Saturno, o deus na mitologia grega feitor do inicio e fim do mundo. O signos associados ao Hemisfério norte, dado como as estações negras, são: Capricórnio e Aquário. Recorrendo a simbologia preta, designa o extravertimento do Capricórnio e o introvertimento do Aquário. Ambas, assim como a cor, caracterizados pela força e autoafirmação.

- - - - - - - ••| ⊱✿⊰ |•• - - - - - - -

Pois bem, cá você leram um magnifico e ENORME post sobre a cor preta. Apesar de ter dito que iria ser breve... poxa SOU A NIGO, eu tenho e necessito escrever post monstrão ;-;  Mas exclusivamente, um presente para a Estrela do Meu dia, que ama a cor preta e ver de tudo um pouco sobre ela. ♥ 

VLw FLW✌

5 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkk

    Desculpa Nigo, desculpa!

    "Retomou sua justificativa a dizer que o preto certamente era a rainha das cores. Renoir citava que sempre abominou o azul" Poxa vida, o preto e o verde não são mais a minha cor preferida, agora é o azul escuro kkkkkkkkkkkk Eu não mudo de cor preferida assim da noite pro dia, mas eu cansei do sentimento que o preto torna pra mim, eu te conto mais no wattpad, eu sinceramente amei o blog! Meu fusível da noite ❤

    ResponderExcluir
  2. Olá! Aqui é o Kuroi, mensageiro do Onigiri quase Prédio. Vim avisar que tem presentinhos pra você no Onigiri!

    Beijos <3
    http://onigiri-quase-predio.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei seu layout novo, hehe ♥ Nas minhas férias de julho eu tinha começado um, mas sabe o rodapé do post? Eu tentei fazer o negócio ficar em baixo do título ao invés de ficar do jeito que vem do Blogger, mas deu errado e a área de post tinha bugado completamente, e não pude fazer nada além de jogar fora meu trabalho de uma horinha. Então estou com um pouco de rancor de criar um lay novo, vai que buga tudo de novo? Nem!
    Minha cor favorita é azul, e dizem que tem mais de 20 tons de azul também, então não posso falar mal do preto, hehe..
    Conheço uma pessoa que gosta muito de preto, e que se lesse esse post, não iria gostar mais. Conheço diversas pessoas que gostam de preto como se fosse um ato "rebelde", principalmente as mulheres, como se fosse "anormal" uma menina gostar de preto, e ficam se achando a rainha da cocada só por isso.
    Preto é sua cor favorita? Pra saber tanto sobre, parece que sim. Eu, sinceramente, gosto de preto só a noite. De dia eu não gosto de usar preto, de pensar nessa cor. Preferência.
    Corvu-s

    ResponderExcluir
  4. Oláááá Nigo-chan ~

    Seu layout está maravilhoso! Adorei o resultado! Está um amorzinho. E eu aqui me iludindo achando que o preto era uma cor ;-; na minha opinião, acho que o preto é uma cor sim, pois mesmo sendo a ausência de todas as cores, ele pode ser sei lá, uma pulguinha peculiar, ou seja, a única que não tem uma cor "viva". Entende o que eu quero dizer? O preto é uma cor que admiro muito. Estou sempre usando essa cor no meu dia-a-dia. Tanto nas roupas quanto nos objetos e blá blá blá.
    Adorei seu post <3

    Que as trevas esteja contigo,
    sayonara
    !

    Cactus - Mudei de blog! Visite o novo~

    ResponderExcluir
  5. Olá, td bom?
    Demorei paakas pra entrar aqui... Pq? Bom, a vida ta uma merda, estou me sentindo uma merda. A diferença entre tu e eu é q tu pelo menos ta fazendo facul, e eu nem sei o q quero da vida e.e ~choremos~
    Me sinto uma ameba inútil... Neste momento estou tentando desenha a mula sem cabeça futurística pra aula de artes... N sei desenhar, dai ta aquela coisa linda.
    Pera, existe mesmo 50 tons de preto?!??! Minha mente bugando em 3, 2, 1... ~entra aquele efeito de Doctor Who com a musiquinha fuuuuiiiiiuuuuuu~
    Gente como esse post ta complexo, parece até aquelas apostilas ou livros didáticos - só q em um "idioma" q eu entendo hsauhsuahs.
    Cinzas do falecido, é o q?!?!?!? Eaaaaaaaaaaaaaaa
    ~aleatório no meio do comentário~ Ameeeeeei essa pastiiinhaaaaa :3
    Definitivamente, preto existe ♥ Eu amo e acho lindo de morrer. Tudo com preto fica melhor U.U
    bjs

    Instagram | NOVO SORTEIO! | VSCO com todos os filtros! | Facetune de graça!

    ResponderExcluir

❀Seu comentário será muito apreciado, se quiser pode colocar o link da sua página, site ou blog para eu visitar sem problema.

❀Qualquer forma de expressão é valida (pode usar palavrões) contanto que não ofenda ou pratique algum crime de ódio;

❀Evite Spam e seja feliz